A Univille marcou presença no lançamento oficial do Programa de Formação Continuada e Permanente dos Professores da Rede Estadual de Educação, realizado na noite da última quinta-feira (30), em Florianópolis. A iniciativa é promovida pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), da qual a Univille faz parte, e integra as contrapartidas do Programa Universidade Gratuita, do Governo de Santa Catarina.
O evento contou com a presença do governador Jorginho Mello, da secretária de Estado interina da Educação, Patrícia Lueders, dos 37 coordenadores regionais de educação e de representantes das universidades comunitárias do estado. (foto)
Durante a cerimônia, o governador destacou a importância da qualificação dos professores como estratégia para avançar na qualidade do ensino e elevar os índices de desenvolvimento da educação em Santa Catarina.
A secretária de Estado interina da Educação, Patrícia Lueders, ressaltou: "A formação continuada é essencial para garantir um ensino de qualidade e preparar nossos professores para os desafios da educação moderna. Essa parceria com as universidades comunitárias demonstra nosso compromisso com a excelência na educação pública catarinense".
Univille assume protagonismo na formação continuada do Norte de SC
A Univille, pioneira na formação de professores no Norte Catarinense desde a década de 1960, está diretamente envolvida na implementação do programa nas coordenadorias regionais de Joinville e São Bento do Sul, onde mantém seus campi.
Pelo novo programa, a universidade oferecerá 60 horas semestrais de formação continuada para os professores da rede estadual, fortalecendo a qualificação dos profissionais da educação. Em 2024, a Univille já iniciou o cumprimento da contrapartida.
Reitor Alexandre Cidral com os Coordenadores Regionais da Educação de Joinville e São Bento do Sul: Sonia Paul e Arnaldo Medeiros
A equipe institucional da Univille esteve representada no evento pelo Reitor Alexandre Cidral; pela Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Patrícia Magri; pela diretora do Campus São Bento do Sul, Liandra Pereira; pela Coordenadora de Ensino, Claudia Gabardo; pelo Coordenador de Extensão João Braga; e pela professora Eliziane Boing. (foto)
Foco em Língua Portuguesa e Matemática para melhorar resultados do Ideb
Na sexta-feira (31), o evento seguiu com debates e palestras sobre temas relevantes para a educação, incluindo o impacto do raciocínio matemático e do letramento no aprendizado, a relação entre a formação continuada e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e as melhores práticas de gestão escolar. Os palestrantes foram os convidados Cecília Mota (Fadeb/MS) e Mauro Rabelo (CNE).
A presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Ceretta, reforçou: "A parceria entre as universidades comunitárias e o Governo do Estado é uma iniciativa de grande impacto para a educação pública. Nosso objetivo é capacitar os professores para que possam transformar a realidade das salas de aula e, consequentemente, o futuro dos nossos estudantes".