Iniciativa do projeto de extensão Sabor de Sobra em parceria com o Programa Mesa Brasil do SESC Santa Catarina, o Hack pela Comida reuniu acadêmicos e professores durante a noite de quarta-feira (26) no Ágora Uni. Entre os cursos presentes, estavam a disciplina de Vivências de Extensão I de Gastronomia e o Programa de Pós-Graduação em Design. 

Após uma apresentação sobre as atividades desenvolvidas pelo Mesa Brasil, as turmas foram divididas em três grupos e apresentaram uma proposta à instituição, com direito à feedback de professores. O intuito da tarefa era sugerir caminhos e soluções para facilitar a distribuição entre beneficiários e fornecedores. 

Ativo no estado há mais de 20 anos, o programa do SESC é uma "rede nacional de banco de alimentos que atua no combate à fome e ao desperdício por meio da redistribuição de excedentes da indústria e do comércio para instituições sociais". E, de acordo com a organização do hackathon, a colaboração é uma medida para reforçar o compromisso com a segurança alimentar e inclusão social, "conectando a universidade a uma rede consolidada de apoio comunitário".

Este projeto de extensão é uma iniciativa que surgiu em 2009, que une gastronomia, sustentabilidade e responsabilidade social em uma série de ações voltadas à redução do desperdício de alimentos. O projeto também dialoga com o Programa de Pós Mediação Contemporâneas e Sistemas Produtivos e, por fim, conta com auxílio dos grupos e laboratórios LeCid, LabDeCids, Ethos, GBrand e Desus.