Na manhã da última quarta-feira (19), a Univille foi sede de reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). O encontro, que aconteceu no Auditório da Biblioteca Universitária, teve como pauta a celebração dos 20 anos do conselho e contou com homenagens às ex-presidentes, contações de histórias e apresentações de dados captados pelas secretarias do município.

De acordo com Palova Balzer, atual presidente do conselho e Assessora da Reitoria da Univille, a ideia do evento era dar uma roupagem mais comemorativa e que fugisse da temática da violência contra a mulher como um todo. 

“Não queríamos tratar apenas sobre isso, até porque estamos tratando sobre o assunto há alguns meses. Mas ainda assim, queríamos fazer um evento alusivo à elas. Por isso, convidamos a Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin para fazer algumas apresentações culturais e realizamos a entrega de certificados para as ex-presidentes como forma de agradecimento", salientou.

Além do momento de solenidade, foram divulgados dados recolhidos ao longo dos anos com informações organizadas sobre a violência de gênero para compreensão deste fenômeno enquanto problema público. Resultado, em parte, da parceria com a Secretaria do Centro Social, Secretaria da Educação e Secretaria da Saúde.

Instituído em 17 de dezembro de 2004 e sancionado pelo então prefeito Marco Antônio Tebaldi, o CMDM é um conselho de caráter fiscalizador que visa construir, através de políticas públicas, oportunidades de igualdade entre os gêneros, seja por meio de atividades políticas, econômicas e sociais. 

Entre os presentes estavam a vereadora Ana Lúcia Martins, a vice-reitora Therezinha Novais e membros de entidades da região.