A Comissão Própria de Avaliação (CPA) conduziu um seminário, na segunda-feira (14), para a divulgação de resultados obtidos durante o ano de 2024. O encontro, que aconteceu no Anfiteatro da Biblioteca entre às 11h, 16h e 19, reuniu os funcionários do Campus Centro.
De acordo com o Pró-Reitor de Ensino, o professor Eduardo Silva, as avaliações da comissão são essenciais para medir o crescimento da universidade. "Possibilita apresentar resultados e notar melhorias que foram apresentadas ao longo do ano. E, além disso, representa um olhar externo e interno da nossa universidade", destacou.
A professora Jani Floriano, representante dos docentes que tomaram posse para a gestão de 2024/2026 da comissão, conduziu a apresentação. Segundo à docente, a metodologia adotada envolveu a análise de cursos que fizeram parte do ciclo Enade, avaliação de relatórios do MEC, além de pesquisas com docentes, ingressantes e alunos.
"Pela primeira vez, realizamos a pesquisa com todos os estudantes da Univille para identificar quais são as potencialidades e, principalmente, para podemos fornecer o que o estudante espera da nossa instituição", reforçou.
Com base na coleta e análise de dados, o CPA recomendou a inserção do resultado da avaliação contínua do desempenho docente nas páginas dos cursos, aumentar a participação dos ingressantes em pesquisas desse porte e a revisão do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para o MEC e o INEP, entre outras medidas que podem ser lidas aqui.
Além do corpo docente, o CPA é composto por representantes do pessoal administrativo, discentes e sociedade civil organizada. Na universidade, o órgão colegiado é regido pela Resolução nº 11/16 do Conselho Universitário da Universidade que estabelece a finalidade, composição e atribuições da referida Comissão.