A Reitoria da Univille participou, nesta terça (1º/7), do lançamento do Sistema Informatizado de Gestão de Processos e da Revista da Procuradoria-Geral do Município de Joinville.

O evento ocorreu na sede da Amunesc e contou com a presença do prefeito Adriano Silva, da procuradora-geral de Joinville, Christiane Schramm, procuradores municipais e demais representantes da Justiça e do Direito. A Univille foi representada pelo Reitor Alexandre Cidral e pela Procuradora Jurídica Ana Carolina Amorim Buzzi.

"Tivemos a notícia em primeira mão, da procuradora-geral, que a partir de 2025 o órgão desenvolverá um programa de residência para pós-graduandos, oportunizando-lhes atuarem na perspectiva teórico-prática da Administração e do Direito Público. Somados aos lançamentos de hoje, são novas oportunidades de integração entre a nossa universidade e a comunidade criadas pela Prefeitura de Joinville", valoriza o Reitor.

(da esq.) Ana Carolina Amorim Buzzi, Felipe Cidral Sestrem, Christiane Schramm e Alexandre Cidral

Novo Sistema de Gestão

O sistema que começa a ser utilizado em Joinville é um dos mais avançados da atualidade, com ferramentas que utilizam Inteligência Artificial, além de disponibilizar painéis de controle e acompanhamento. O objetivo do sistema é possibilitar a gestão dos mais de 150 mil processos judiciais que tramitam atualmente na PGM de Joinville. O sistema oportuniza o gerenciamento e o acompanhamento dos processos na esfera judicial e está integrado com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, TRF4 e TRT 12.

O processo para a contratação tramitou entre os anos de 2021 e 2022. Em janeiro de 2023, tiveram início as etapas de preparação e implantação, por meio da Attus Procuradoria Digital, empresa que venceu o processo licitatório. O contrato, de 48 meses, terá o investimento de R$ 2 milhões.

Para exemplificar, antes da utilização do sistema, existia uma equipe de servidores dedicados à leitura, classificação e direcionamento de forma manual dos processos. Além disso, cada procurador precisava adaptar a própria logística de acompanhamento de prazos. Hoje, a execução fiscal, que corresponde a 85% da demanda da PGM Joinville, é classificada com a aplicação de Inteligência Artificial.

Lançamento da Revista da PGM Joinville

Durante o evento, também ocorreu o lançamento da primeira edição da Revista da Procuradoria-Geral do Município de Joinville. Editada em formato híbrido, sendo disponibilizada nos meios impresso e eletrônico, a primeira edição traz 15 artigos e está disponível no site da Prefeitura de Joinville.

A revista é uma publicação focada nas áreas do Direito e da Administração Pública, ela foi criada com o objetivo de contribuir de forma permanente para o desenvolvimento do segmento, a partir das diferentes dimensões que integram a Gestão Municipal.

O projeto tem como público-alvo os operadores do Direito, professores, estudantes, pesquisadores, cientistas políticos, jornalistas, empresários e gestores públicos de diferentes esferas. O material aborda diversas temáticas, como Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito da Saúde, Direito Ambiental e Direito Laboral, por exemplo. A revista está com chamada aberta para artigos.