A manhã de sábado para os acadêmicos do curso de Educação Escolar Quilombola foi de muita escuta, vivências e histórias. Um encontro com a Docente e Pesquisadora Roselete Fagundes de Aviz, que lançou o livro “Preto no Branco: um livro vivo” em coautoria com o Docente e Pesquisador, João Josué da Silva Filho.
Quilombola de Joinville, a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e egressa do curso de Letras da Univille também apresentou aos estudantes uma palestra “A Oralitura da Memória em um Quilombo no Sul do Brasil”. Roselete destacou etapas das pesquisas, entrevistas e encontros que resultaram na obra "Preto no Branco: um livro vivo". A pesquisadora reforçou a importância da atenção às linguagens, símbolos e da escuta na construção de pesquisas que, em breve, os acadêmicos do curso de Educação Escolar Quilombola iniciam as atividades de desenvolvimento de pesquisas.
O Livro "Preto no Branco: um livro vivo" narra as vozes da Comunidade Quilombola Ribeirão Cubatão, território na zona Norte de Joinville. Organizada em 4 partes, a obra leva o leitor à uma experiência completa na imersão na história de vida de que vive e conhece a história do Ribeirão. Para além das letras impressas, as histórias também podem ser ouvidas e assistidas através de QRCodes disponibilizados nas páginas, ampliando o conhecimento e a valorização dos saberes, fazeres e cultura.