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OBJETIVO:
Dar uma visão geral de início ao fim do desenvolvimento do projeto de um produto através da apresentação de processos e ferramentas utilizadas globalmente por grandes empresas, sob o enfoque da área de tecnologia.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Fases do Desenvolvimento de Produtos
- QFD: Quality function deployment.
- Benchmarking: Comparações entre diferentes produtos para avaliar processos de fabricação, montagem, performance, custo, identificando as melhores práticas com o objetivo de gerar vantagem competitiva.
- Craftsmanship: analise da qualidade percebida de um produto pelo consumidor em comparação com seus concorrentes.
- Arquitetura Modular: Ferramenta de projeto de produto que visa a modularização possibilitando redução de investimento a longo prazo, aumento da velocidade de desenvolvimento, diminuição do número de peças.
- Especificações de Produto: Plano de Verificação de Projeto e Reporte é um método de controle e verificação para a garantia da qualidade e das especificações de produto.
- Analise de Modos de Falha (FMEA): Tem o objetivo de prever e evitar o aparecimento de problemas de Qualidade junto ao produto e registro futuro de conhecimento.
- Projeto de Segurança de Produto: Identificar e prevenir possíveis modos de falha que coloquem em risco a segurança no manuseio do produto em toda a cadeia (manufatura, assistência técnica, usuário final), para implementar formas de prevenção.
- Design for Assembly (DFA): Analise de montabilidade do produto visando otimização dos processos e custos.
- Engenharia de Valor: Desenvolvimento de analises por método especifico para levantamento de oportunidades competitivas.
- Plano de Metas de Custos: Conhecimento profundo dos custos de produto e correlação com o business case do projeto.
- Gerenciamento de Custos: Garantia de controle de custo do produto; com metas, planejamento e ações para se atingir a meta de custo.
- Bill of Material (BOM): Lista técnica de produto (lista de materiais brutos/matéria-prima, sub-componentes, componentes, pré-montagem e suas quantidades para montagem de um produto) para fins de visibilidade de custo, planejamento e organização do projeto.
- Modelamento de Custos: Cálculo do custo de produto aprofundado para controle e alcance de metas.
- Projeto de Variações Dimensionais de Produto: Analise de variações dimensionais e seu impacto na montagem de conjunto peças e produtos.
- Prototipagem: Como utilizar essa ferramenta a favor do projeto.
- Gerenciamento Técnico de Projeto: Ferramentas de gerenciamento técnico de modo a atingir uma melhor assertividade de projeto.
- Plano de Entregas de Projeto - planejamento de entregas, em que fase e quando devem acontecer.
- Cronograma - elaboração de cronogramas detalhados das fases do projeto através de softwares de mercado.
- Plano de Riscos - análise de riscos e planejamento para mitigação destes.
- Plano de Recursos - planejamento e balanceamento de recursos ao longo do projeto.
- Revisões Técnicas: método de revisão técnica de projeto para aumento de assertividade.
MINI CURRÍCULO DO MINISTRANTE:
- Bacharel e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina.
- MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.
- Com 15 anos de experiência profissional, atuou em empresas de grande porte como Petrobrás e Whirlpool Eletrodomésticos (Brastemp, Consul e KicthenAid).
- Sólida carreira em Desenvolvimento de Produtos e Suprimentos, com forte atuação em Qualidade e Custos. Vasto conhecimento técnico em Engenharia, Six Sigma, Sistemas de Qualidade e Lean.
- Liderança em Suprimentos dos times de Target Cost Management, Modelamento de Custos, Cost Research e Existing Product Improvement.
- Possui ampla vivência em megaprojetos com interfaces internacionais como EUA, México e Europa.