SERVIÇOS ACADÊMICOS

Solicitação de vaga

O ingresso nos cursos de graduação é realizado por:

Transferência de outras IES;
Transferência interna;
Reingresso;
Portador de diploma de graduação; 
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM;
ProUni; 
Outros processos seletivos aprovados pelo CEPE;

Transferência
Conforme Resolução nº 06/12 CEPE que regulamenta o ingresso nos cursos de graduação a acadêmicos transferidos interna e externamente, a desistentes de cursos da Univille e a portadores de diploma de curso de graduação se houver vaga disponível no curso pretendido.

Referente ao período de solicitação, documentação, agendamentos e editais acesse aqui.

Dispensa de disciplina
O acadêmico matriculado que já tenha cursado determinada disciplina, poderá requerer dispensa da mesma, havendo carga horária e conteúdo programático compatíveis, aprovados pela coordenação do curso. A dispensa deverá ser requerida junto à Central de Atendimento Acadêmico, dentro do prazo fixado no Calendário Acadêmico.

Documentos necessários para a solicitação original e cópia:
Histórico Escolar;
Programas de disciplinas cursadas com aprovação;
Documento de Reconhecimento ou Autorização do curso;
Sistema de Avaliação.

Aproveitamento de estudos
Deverá ser requerido na Central de Atendimento Acadêmico, no prazo previsto no Calendário Acadêmico, conforme Resolução 04/05 CEPE.

Desistência de matrícula
O acadêmico terá o compromisso de comparecer à Central de Atendimento Acadêmico para assinar o Termo de Desistência. O acadêmico que não formalizar a desistência não terá seu contrato rescindido.

Trancamento de matrícula
O trancamento terá validade somente para o período letivo no qual foi solicitado. Para o período seguinte o acadêmico deverá renovar sua matrícula pelo acesso: espaço aluno/matrícula online/processo de matrícula.

O acadêmico poderá solicitar trancamento de matrícula por até dois períodos letivos nos cursos de regime anual ou até quatro períodos letivos nos cursos de regime semestral.

O acadêmico que retornará após trancamento de matrícula, deverá se adaptar caso ocorra mudança de matriz curricular.

 

Declaração online de matrícula/ frequência/ financeira simples e detalhada
O acadêmico poderá retirar sua declaração online no acesso: espaço aluno/informações acadêmicas/declarações. Na declaração constará um código digital que possibilitará a consulta da veracidade das informações do documento.

 

Solicitações: Declarações diversas/ Histórico escolar/ Programas de disciplinas
Deverá ser requerido na Central de Atendimento Acadêmico e terá o prazo de 05 dias úteis, exceto histórico escolar que terá o prazo de 10 dias úteis para retirá-lo.

Alteração de matrícula
O acadêmico matriculado pode solicitar alteração de matrícula no prazo previsto no Calendário Acadêmico. A alteração de matrícula é realizada pela matrícula online no seguinte acesso: espaço aluno/ matrícula online/ alteração de matrícula.

Dependências
O acadêmico reprovado em até duas disciplinas por insuficiência de nota ou de frequência poderá realizar matrícula para série ou semestre seguinte, mas deverá cumpri-las para que possa concluir o curso. No caso dos cursos com funcionamento em período integral, será permitida a matrícula na série seguinte, ao aluno reprovado em até três disciplinas.

Frequência
A frequência às aulas presenciais é obrigatória, pode-se considerar aprovado o acadêmico que obtiver 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

Afastamento discente
O regime de atividades, para compensar a ausência às aulas, gerando direito a atividades/exercícios domiciliares, previsto em Lei, é concedido nos seguintes casos:
acadêmica(a) gestante (Lei nº 6.202/75);
acadêmico(a) portador de afecções (Decreto-Lei nº 1.044/69);
acadêmico(a) convocado para manobras militares (Lei nº 4.375/64).

O afastamento previsto nesta Resolução nº 05/12 CEPE deverá ser requerido na Central de Atendimento Acadêmico pelo acadêmico(a) ou seu representante, no prazo de até dez dias úteis após o início do afastamento, anexando:
atestado médico com indicação do CID ou de estado de gravidez, com data de início e término do afastamento;
documento do comando da Unidade Militar, provando a convocação, com data de início e término do afastamento.

 

Prova de segunda chamada
O acadêmico que não realizar as avaliações parciais ou finais, ou não apresentar trabalhos acadêmicos previstos em datas fixadas, poderá requerer a segunda chamada online no acesso: espaço aluno/informações acadêmicas/segunda chamada.

Revisão de prova
É permitida a revisão de qualquer prova realizada, desde que requerida dentro do prazo de cinco dias úteis da divulgação da nota, mediante o pagamento de taxa. Não será feita revisão de prova feita a lápis. O requerimento será efetuado junto à Central de Atendimento Acadêmico, conforme Resolução nº 14/07 CEPE.

Colação de grau
A data é estabelecida pelo CEPE. Somente poderá participar da colação de grau o aluno que tenha sido aprovado em todas as disciplinas e tenha cumprido todos os componentes curriculares obrigatórios do seu Curso. A colação de grau é obrigatória para a obtenção do diploma. O aluno, que por motivo de força maior, não comparecer à colação de grau no dia determinado, deverá requerer Colação de Grau Especial, via site, mediante justificativa documentada.

IMPORTANTE
Para cada cerimônia serão disponibilizadas 120 vagas, por ordem de solicitação de requerimento, para organização adequada da cerimônia.

Ciente de que as instruções descritas nos documentos abaixo devem ser seguidas, sob pena da não participação na cerimônia.

Sua participação na golação de grau será confirmada pela Central de Atendimento Acadêmico, via e-mail.

Acesse aqui para solicitar a Colação de Grau.

Diploma

ATENÇÃO: O formando só poderá requerer seu diploma após a colação de grau, para que o mesmo seja registrado junto ao órgão competente.

Solicite seu diploma nos links abaixo

CAMPUS JOINVILLE E UNIDADE CENTRO
CAMPUS SÃO BENTO DO SUL