Fundamentos filosóficos
Concepção de homem e sociedade
Numa perspectiva social, cultural e histórica, a referência básica de análise é a historicidade das experiências humanas, ou seja, experiências constituídas dialeticamente pelas relações históricas e sociais. Assim, as ideias e os conhecimentos produzidos em determinado momento histórico refletem a base material da sociedade na qual se está inserido.
As relações sociais numa sociedade modificam-se à medida que se desenvolvem as necessidades humanas e a produção que visa satisfazê-las. E, nesse movimento, com base nas contradições, ocorrem as mudanças das relações sociais, constituindo-se em seres ativos, sociais e históricos.
Portanto, nessa proposta o ser humano é considerado uno e múltiplo como indivíduo, é um sujeito social e sua constituição biológica e psicológica afeta e é afetada pela cultura e pelo contexto histórico.
Com base nesses pressupostos, o Colégio Univille SFS busca a formação de um cidadão:
- crítico: aquele que interpreta, discute e compreende, para, só então, tomar posições definidas a respeito de fatos;
- solidário: aquele sensível aos problemas do outro, que busca o bem comum compreendendo a dimensão humana e socioambiental;
- criativo: aquele que é capaz de inovar, fazer leituras por diversas linguagens e expressões, reorganizar conteúdos construindo sentidos, saberes e fazeres;
- responsável: aquele que se apropria gradualmente de seus direitos e deveres e principalmente reflete sobre suas atitudes;
-
autônomo: aquele que conquista sua liberdade com responsabilidade, compreende e assume o significado dessa autonomia.
Historicamente, as relações estabelecidas numa dada sociedade transformam a percepção humana como um ser que se constrói, se constitui e se desenvolve na organização material e imaterial de sua existência. É um ser da práxis, sendo esta compreendida como ação e reflexão, nas nossas atividades no mundo com o objetivo de transformá-lo. O homem é um ser em construção pelo processo contínuo de transformações biológicas, culturais, ambientais e sociais, capazes de estabelecer relações construtivas individuais e coletivas que afetam as esferas locais e globais.
Concepção de conhecimento
O Colégio Univille SFS compreende o conhecimento como “princípio educativo” (DEMO, 2006), como força motriz da educação, “[...] não é produto da subjetividade, mas da realidade; não é neutro, mas histórica e socialmente determinado” (SAVIANI, 1998, p. 46). O conhecimento é construído, compreendido e modificado ao longo do tempo, está implícito e inerente às relações sociais num processo intermitente de elaboração e reelaboração.
Em consonância com o Planejamento Estratégio Institucional 2017-2021, no Colégio Univille SFS o conhecimento é considerado uma ferramenta de problematização, compreensão e de intervenção na realidade, como uma construção contínua que reflete as próprias contradições da sociedade. Nesse processo, o Colégio assume o papel de estimular essa construção, individual e coletiva, com vistas à autonomia intelectual do indivíduo, a sua emancipação política e sua inserção responsável e sustentável na sua comunidade. Isso permite que se compreenda o conhecimento sempre como possibilidades de discussão e diálogo, pois “todo desenvolvimento verdadeiramente humano significa o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de pertencer à espécie humana” (MORIN, 2004, p. 55).