Pressupostos
O Colégio Univille SFS oferece ensino de qualidade, calcado na legislação vigente e nas normas regulamentadoras da educação básica, utilizando-se de abordagens pedagógicas inovadoras direcionadas para o desenvolvimento integral de estudantes. Na prática pedagógica “o estudante será incentivado a evoluir no seu modo de pensar, sentir, agir e interagir na sociedade como ser humano crítico, ético, criativo, aberto a mudanças e capaz de construir sua própria história” (UNIVILLE, 2016, p. 84).
No Colégio Univille SFS é priorizada a construção do conhecimento levando em conta o saber ser, conviver, aprender e fazer, mediante diferentes estratégias de ensino e de recursos pedagógicos, integrando-os aos diversos espaços de aprendizagem e áreas do saber da Universidade.
Estando o Colégio inserido num ambiente privilegiado, tanto sob o ponto de vista de infraestrutura quanto de espaço de integração e de natureza, é possível o uso de propostas inovadoras de ensino e de aprendizagem, principalmente quando se refere a construir um Espaço Educador Sustentável (TRAJBER; SATO, 2010; BRASIL, 2013), focado na interação com o meio ambiente e com as questões do patrimônio histórico-cultural da cidade, “com potencial de reverberação” (SANTA CATARINA, 2014, p. 65).
As características físicas e ambientais da Unidade da Univille em SFS fazem dela um espaço profícuo de aprendizagem e de trocas, onde o “estudante interage, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, questiona e constrói conhecimentos e sentidos sobre a natureza e a sociedade” (UNIVILLE, 2016, p. 84). Um espaço escolar que possibilitará o desenvolvimento da pesquisa e da construção de novas práticas pedagógicas, da criação, implementação e avaliação de novos currículos e da capacitação contínua de docentes, num ambiente integrativo com as práticas acadêmicas dos cursos de licenciatura e de bacharelado da Universidade.
A oferta da educação básica na Unidade da Univille em SFS consolidará esse local, também, como um espaço privilegiado para formação continuada de professores da educação básica, articulada com a participação institucional nos programas de apoio à formação de docentes das redes municipal e estadual de ensino.
O Colégio Univille SFS é um ambiente de entrelaçamento de vivências e saberes por meio da interação de diferentes atores do processo educativo – estudantes, professores, familiares e comunidade. Um lugar para descobrir, ensinar, comunicar, conhecer, compartilhar e sentir-se vivo. Espaço em que as múltiplas formas de comunicação entrem em contato com os conhecimentos fundamentais à vida contemporânea. Espaço de um mundo repleto de práticas culturais, mediadas por linguagens que constroem sentidos e significados tanto individuais quanto no convívio com o outro e com o meio.
O Colégio Univille SFS tem em sua concepção de trabalho pedagógico o desenvolvimento de habilidades que possibilitem às crianças e aos jovens a capacidade de:
- desenvolver a potencialidade de pensamento e de comunicação por meio de suas variadas formas de linguagem;
- autodeterminar-se, pensando e vivendo o ambiente com senso crítico, fazendo inferências, levantando hipóteses, testando e avaliando;
-
apropriar-se do conhecimento como instrumento fundamental para a compreensão do mundo, sendo esta a condição essencial para o exercício pleno da cidadania.
Serão levados em conta os interesses dos estudantes, bem como seus ritmos, limitações e possibilidades, respeitando-os e incentivando-os. O potencial educador da escola depende diretamente de sua capacidade de responder às necessidades de cada pessoa, em cada momento histórico e em cada contexto social.
Valores democráticos e éticos estarão presentes nas interações do dia a dia, tanto em atividades em grupo quanto nas vivências de cada estudante. Ao assumir compromissos e arcar com as responsabilidades, o estudante aprende a valorizar e a participar de decisões da sua vida e da vida em comunidade, algo que é fundamental para todo cidadão.
Associado às expectativas locais acerca de um ensino de qualidade, o Colégio Univille SFS compromete-se com a promoção de uma prática pedagógica planejada com base no contexto socioambiental e educacional da região, atento às suas peculiaridades e constituindo a escola como agente fomentador do saber. O Colégio Univille SFS tem enfoque local, onde os estudantes se envolverão em questões da comunidade, tanto em sala de aula, quanto em aulas externas, utilizando a sua realidade como um recurso de aprendizagem e construção de conhecimento, permitindo que os estudantes aprendam com o seu entorno, sem, entretanto, perder de vista a realidade de um mundo interconectado.
No entendimento de Borges (2011), tudo o que acontece na vida das pessoas é dotado de enorme potencial educativo. A maneira e a gradação com que as pessoas se apropriam das informações e experiências e as convertem em conhecimentos, atitudes e ações fazem parte de um processo de aprendizagem pessoal e social contínuo que cada indivíduo faz ao longo da vida. Para a autora, tal contexto socioeducacional ampliado pressupõe uma visão ampla da educação, que seja capaz de ressignificar espaços e tempos, além de valorizar e respeitar a diversidade de atores sociais e suas respectivas responsabilidades para com a sustentabilidade da vida.