O Planejamento Estratégico Institucional da Univille é o processo participativo contínuo de análise do ambiente interno e do ambiente externo à Instituição, direcionando, definindo e monitorando objetivos, metas, indicadores e estratégias com vistas a aperfeiçoar a interação da Instituição com o ambiente externo, considerando sua missão e valores e concretizando a sua visão.

O PEI tem sido organizando em ciclos de dez anos. A partir da análise dos ambientes internos e externos e da missão, visão e valores institucionais, são definidos objetivos, metas e estratégias da Universidade que, por sua vez, são desdobrados em objetivos, metas e planos de ação táticos e operacionais. A consecução dos objetivos e o alcance das metas ocorre por meio de melhorias nos processos e pelo desenvolvimento de projetos e programas estratégicos. O monitoramento da execução proporciona um feedback sobre o alinhamento das atividades, processos, projetos e programas em relação a estratégia e a consecução dos objetivos e alcance das metas. Este monitoramento e feedback permite que se decida sobre mudanças no que foi planejado ou ainda alterações na forma de execução, oferecendo a necessária flexibilidade frente a mudanças no cenário externo ou na realidade interna institucional. O PEI é coordenado pela Reitoria e seu principal objetivo é a elaboração e atualização do PDI. 

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Diretrizes

INTEGRAÇÃO COM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: a Gestão Institucional em seus diversos níveis está a serviço das atividades fim da Univille, promovendo a integração das pessoas, recursos, atividades, processos, projetos e programas com o intuito de alcançar os objetivos e metas estratégicos.

INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: a Gestão Institucional em seus diferentes níveis contribui para a integração e articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

REPRESENTATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO: participação das comunidades interna e externa, através de suas representações em fóruns previstos no Estatuto e Regimento da Instituição, tais como conselhos, colegiados, comitês, comissões e grupos de trabalho.

QUALIDADE: gerenciar, executar e avaliar atividades, processos, projetos e programas considerando requisitos de qualidade previamente definidos e contribuindo para a consecução de objetivos e o alcance de metas.

TRANSPARÊNCIA: informações e decisões pertinentes aos diversos níveis institucionais são distribuídas e comunicadas por meio de mecanismos previstos regimentalmente e pelos canais de comunicação institucionais.

ATENDIMENTO A DEMANDAS SOCIAIS: considerar o papel da Univille no atendimento de demandas sociais considerando a missão, visão, princípios e valores institucionais.

LEGALIDADE: considerar a legislação vigente e as regulamentações institucionais relacionadas ao processos, projetos e programas desenvolvidos.

SUSTENTABILIDADE: busca do equilíbrio administrativo-financeiro sem perder de vista o atendimento dos requisitos de qualidade que a comunidade interna e a comunidade externa demandam em relação aos serviços oferecidos pela Univille.

EVOLUÇÃO: considerar o desenvolvimento institucional como processo evolucionário com o intuito de não apenas atender demandas identificadas, mas também atuar prospectivamente e de forma proativa junto à comunidade externa.

VIABILIDADE: considerar o planejamento orçamentário e a disponibilidade financeira institucional no que diz respeito a atividades, processos, projetos e programas estratégicos.
 

Fonte: PDI Univille (2017-2021)