MINICURSO "VIDA SECRETA DOS OBJETOS” (VISO)

Coordenadores:
José Matarezi – mestrando do PMPCS da UNIVILLE. Grupo de Pesquisa Educação, Arte, Cultura e Patrimônio. jmatarezi@univali.br
Luiz Donizete Mendes – mestrando do PMPCS da UNIVILLE. Grupo de Pesquisa Educação, Arte, Cultura e Patrimônio. luizdmendes@yahoo.com
Nadja de Carvalho Lamas Coordenadora de Artes Visuais. Coordenadora do Programa Institucional de Extensão Arte na Escola. Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade. nadja.carvalho@univille.br
Paulo Ivo Koehntopp – Professor do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade. pauloik@uol.com.br

Resumo:
“Vida Secreta dos Objetos” (VISO) é um experimento educacional interdisciplinar realizado com projeção da animação “La Maison en Petit Cubes” seguida de experimentação/contato estético com objetos de memorias afetivas os quais serão escolhidos pelas pessoas e terão suas “historias de vida” criadas e contadas em narrativas escritas. Estas narrativas - de caráter formativo, são compartilhadas em rodas de dialogo seguindo os passos da metodologia “Trilha da Vida: (Re) Descobrindo a Natureza com os Sentidos” até desdobrarem-se na temática e objetivos do grupo/evento: Patrimônio Cultural da pós-modernidade, em uma perspectiva interdisciplinar e com foco na questão da ética e da inovação. Fundamenta-se na Teoria da Auto-Atividade e nos “círculos de cultura”. Para Paulo Freire “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Como nossas relações com o mundo são mediatizada por objetos, estes funcionam como miniaturas de sistemas complexos propiciando eventos heurísticos(autodescoberta).
Palavras chave: Memórias Afetivas, Experimento Educacional, Histórias de Vida, Objetos. 

 

MINICURSO INVENTÁRIOS PARTICIPATIVOS – INSTRUMENTOS PARA A SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO IMATERIAL

Coordenadora:
Giane Maria de Souza – Doutoranda em História - UFSC 

Resumo:
A presente proposta de minicurso pretende trabalhar dois conceitos chaves no debate do patrimônio cultural: a) processos de patrimonialização; b) instrumentos de inventariamento participativo. O Plano Nacional de Cultura preconiza em suas metas a necessidade do empoderamento social para a validação e reconhecimento das políticas culturais. Mas, como promover ações que articulem participação social como (re) conhecimento da diversidade cultural da cidade? Como fazer a comunidade protagonizar ações para mapeamento, diagnóstico e preservação de suas referências culturais para seu desenvolvimento sustentável e criativo? O Curso pretende enfim, instrumentalizar e problematizar os processos de patrimonialização numa ótica descentralizada de atuação, que articule o pertencimento e reconhecimento cultural para a construção de inventários locais para a salvaguarda do Patrimônio Imaterial.
Palavras chave: Patrimônio cultural imaterial. Inventários Participativos. Empoderamento social. 

 

MINICURSO POTENCIALIDADE DO PATRIMÔNIO DOCUMENTAL PARA O TURISMO HISTÓRICO E CULTURAL

Coordenador:
Prof. Dr. Thiago Juliano Sayão/Pós-doutorando, bolsista PNPD/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo:
O minicurso discutirá a potencialidade do patrimônio documental para o turismo histórico e cultural, com o objetivo de trazer à baila o uso do arquivo permanente no processo de construção de roteiros turísticos inclusivos e democráticos. Acionar os documentos de arquivos possibilita reescrever a história local assim como projetar uma prática turística reveladora de sujeitos, espaços e saberes. A proposta do minicurso é articular o conjunto de dados fornecidos por documentos patrimoniais a fim de iluminar paisagens sombreadas pelo turismo convencional. Dentre os documentos arquivísticos serão discutidos especialmente os inventários post-mortem do século XIX, encontrados no Arquivo Público Municipal de Laguna (SC). Os inventários fornecem informações sobre: produção econômica de unidade familiar; relação de trabalho; prática religiosa; e, cultura material. Dados que apontam paisagens do passado e ajudam a entender a configuração social e cultural na cidade contemporânea. Daí seu potencial para a história pública e o turismo.
Palavras-chave: Patrimônio documental; turismo histórico; turismo cultural; arquivo histórico; inventário post mortem

 

MINICURSO - PATRIMÔNIO CULTURAL E MEMÓRIAS DIFÍCEIS

Coordenadores:
Profa. Dra. Daniela Pistorello (PPGH-UDESC), danipistorello@hotmail.com
Doutorando Diego Finder Machado (PPGH-UDESC), diego_finder@yahoo.com.br
Doutoranda Fernanda Mara Borba (PPGH-UDESC), fernanda.soet@gmail.com

Resumo: 
Nas últimas décadas, diante das desilusões em relação ao futuro, temos vivenciado um renovado apreço pelo passado e seus vestígios. O receio do esquecimento impulsionou a defesa de um “dever de memória” que, no campo do patrimônio cultural, tem se manifestado na obrigação de proteger e preservar patrimônios de tipologias diversificadas, ordenados por narrativas e mapeamentos cada vez mais abrangentes. Embora persista a vontade de construir “lugares comuns” – lugares consentidos, comemorados e compartilhados –, as invenções de valores patrimoniais estão sujeitas a disputas e conflitos. Para além das representações nostálgicas, são acionadas memórias difíceis ancoradas em patrimônios de difícil leitura, de difícil restauro e de dolorosa rememoração. Neste minicurso, algumas temáticas serão privilegiadas: o patrimônio industrial e as memórias difíceis do trabalho e dos trabalhadores; os vestígios da diáspora africana e as memórias difíceis da escravidão; o “vandalismo” contra o patrimônio cultural e as memórias difíceis das lutas sociais.
Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Memórias Difíceis; Patrimônio Industrial; Diáspora Africana; Vandalismo.