Política de Ensino
A Política de Ensino da Univille tem por objetivo definir as diretrizes institucionais que orientam o planejamento, a organização, a coordenação, a execução, a supervisão/acompanhamento e a avaliação das atividades, processos, projetos e programas desenvolvidos pela Universidade nos diversos níveis e modalidades do Ensino e que propiciam a consecução dos objetivos estratégicos e o alcance das metas institucionais.
Esta política institucional considera três macroprocessos:
· Formação humanística, científica e profissional;
· Organização didático-pedagógica;
· Profissionalização e qualificação dos gestores, profissionais da educação e pessoal administrativo.
Cada um destes macroprocessos abrange atividades, processos, projetos e programas que envolvem mais de um elemento da estrutura organizacional, perpassando a Universidade, causando impacto significativo no cumprimento da missão e realização da visão e propiciando uma perspectiva dinâmica e integrada do funcionamento do Ensino alinhada a finalidade institucional e aos objetivos e metas estratégicos da Universidade.
Embora cada um dos macroprocessos apresente diretrizes específicas para a sua consecução, há diretrizes gerais que devem nortear o desenvolvimento desta política, dentre os quais:
INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: assegurar a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
QUALIDADE: gerenciar, executar e avaliar processos, projetos e programas considerando requisitos de qualidade previamente definidos e contribuindo para a consecução de objetivos e o alcance de metas.
CONDUTA ÉTICA: baseada em valores que garantam a integridade intelectual e física dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
TRANSPARÊNCIA: assegurar a confidencialidade, a imparcialidade, a integridade e a qualidade de dados e informações, norteando-se pelas normas que conduzem os processos desenvolvidos pela Univille.
LEGALIDADE: considerar a legislação vigente e as regulamentações institucionais relacionadas ao processos, projetos e programas desenvolvidos.
SUSTENTABILIDADE: capacidade de integrar questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais no desenvolvimento de atividades, projetos e programas de Ensino, bem como promover o uso racional de recursos disponíveis e/ou aportados institucionalmente de modo a garantir a médio e longo prazos as condições de trabalho e a execução das atividades de Ensino.
A Política de Ensino na íntegra encontra-se no Capítulo 2 do PDI 2017-2021.