Política de Gestão Institucional
A Política de Gestão Institucional da Univille tem por objetivo definir as diretrizes institucionais que orientam o planejamento, a organização, a coordenação, a execução e a avaliação de atividades, processos, projetos e programas desenvolvidos pela Universidade, no que diz respeito a Gestão tanto das atividades fim como das atividades meio.
O público-alvo contemplado por esta política é constituído pelos gestores e assessores da Instituição. Além disso, o público alvo abrange os profissionais da educação e pessoal administrativo da Universidade na medida que estão envolvidos em diferentes atividades que dizem respeito a Gestão Institucional.
Macroprocessos
Esta política considera os macroprocessos:
- Planejamento estratégico institucional;
- Gestão integrada do Ensino, Pesquisa e Extensão;
- Gestão de pessoas;
- Gestão financeira e de investimentos;
- Gestão da infraestrutura;
- Gestão da comunicação organizacional.
Cada um destes macroprocessos abrange atividades, processos, projetos e programas que envolvem mais de um elemento da estrutura organizacional, perpassando a Universidade, causando impacto significativo no cumprimento da missão e realização da visão e propiciando uma perspectiva dinâmica e integrada do funcionamento da Gestão alinhada a finalidade institucional e aos objetivos e metas estratégicos da Universidade.
Diretrizes
Cada um dos macroprocessos é descrito e são identificadas diretrizes específicas. Entretanto, considera-se que existem diretrizes gerais a serem observadas as quais se encontram descritas a seguir:
INTEGRAÇÃO COM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: a Gestão Institucional em seus diversos níveis está a serviço das atividades fim da Univille, promovendo a integração das pessoas, recursos, atividades, processos, projetos e programas com o intuito de alcançar os objetivos e metas estratégicos.
INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: a Gestão Institucional em seus diferentes níveis contribui para a integração e articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
REPRESENTATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO: participação das comunidades interna e externa, através de suas representações em fóruns previstos no Estatuto e Regimento da Instituição, tais como conselhos, colegiados, comitês, comissões e grupos de trabalho.
QUALIDADE: gerenciar, executar e avaliar atividades, processos, projetos e programas considerando requisitos de qualidade previamente definidos e contribuindo para a consecução de objetivos e o alcance de metas.
TRANSPARÊNCIA: informações e decisões pertinentes aos diversos níveis institucionais são distribuídas e comunicadas por meio de mecanismos previstos regimentalmente e pelos canais de comunicação institucionais.
ATENDIMENTO A DEMANDAS SOCIAIS: considerar o papel da Univille no atendimento de demandas sociais considerando a missão, visão, princípios e valores institucionais.
LEGALIDADE: considerar a legislação vigente e as regulamentações institucionais relacionadas ao processos, projetos e programas desenvolvidos.
SUSTENTABILIDADE: busca do equilíbrio administrativo-financeiro sem perder de vista o atendimento dos requisitos de qualidade que a comunidade interna e a comunidade externa demandam em relação aos serviços oferecidos pela Univille.
Fonte: PDI Univille (2017-2021)