Política - Avaliação Institucional
A Política de Avaliação Institucional da Univille tem como objetivo definir as diretrizes institucionais que orientam os processos de autoavaliação de atividades, processos, projetos e programas desenvolvidos pela Universidade e a gestão da participação da Instituição nos processos de avaliação externa promovidos pelos órgãos governamentais de avaliação, regulação e supervisão da educação. O público-alvo contemplado por essa política é constituído pelos gestores e assessores da Instituição. Além disso, o público-alvo abrange também os profissionais da educação e o pessoal administrativo, bem como estudantes da Universidade, na medida em que estão envolvidos em diferentes processos de avaliação interna e externa.
Categorias e macroprocessos
Tal política considera os macroprocessos:
Monitoramento do IGC
Autoavaliação institucional
Gestão da avaliação externa institucional
Gestão da autoavaliação de curso de graduação
Gestão da avaliação externa de curso de graduação
Gestão da autoavaliação de programas e cursos de pós-graduação
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL • 2022-2026
Gestão da avaliação externa de programas e cursos de pós-graduação
Avaliação contínua do desempenho docente
Gestão da participação e dos resultados ENADE
Cada um desses macroprocessos abrange atividades, processos, projetos e programas que envolvem mais de um elemento da estrutura organizacional, perpassando a Universidade, causando impacto significativo no cumprimento da missão e realização da visão e possibilitando uma perspectiva dinâmica e integrada do funcionamento da avaliação alinhada à finalidade institucional e aos objetivos e metas estratégicos da Universidade.
Considera-se que, além dos valores institucionais e dos princípios gerais que constam no capítulo 1 do PDI, são diretrizes gerais a serem observadas nos macroprocessos da Avaliação Institucional:
• Integração com ensino, pesquisa e extensão: a AI em seus diversos níveis está a serviço das atividades-fim da Univille, promovendo a integração das pessoas, recursos, atividades, processos, projetos e programas;
• Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: a AI em seus diferentes níveis contribui para a integração, a articulação e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
• Representatividade e participação: participação das comunidades interna e externa, por meio de suas representações, em fóruns previstos no Estatuto e Regimento da Instituição, tais como conselhos, colegiados, comitês, comissões e grupos de trabalho;
• Qualidade: gerenciar, executar e avaliar processos, projetos e programas considerando requisitos de qualidade previamente definidos e contribuindo para a consecução de objetivos e o alcance de metas;
• Transparência: informações e decisões pertinentes aos diversos níveis institucionais são distribuídas e comunicadas por meio de mecanismos previstos regimentalmente e pelos canais de comunicação institucionais; • Legalidade: considerar a legislação vigente e as regulamentações institucionais relacionadas a processos, projetos e programas desenvolvidos;
• Acompanhamento: fazer o acompanhamento dos processos avaliativos garantindo que se implementem ações administrativas e pedagógicas em decorrência dos resultados obtidos, as quais visem à melhoria das condições de oferta e dos resultados acadêmicos dos cursos;
• Comunicação: divulgar os resultados dos processos avaliativos feitos na Instituição, bem como das ações implementadas em virtude de tais avaliações;
• Imparcialidade: observar padrões de honestidade e integridade e não se render a pressões e interesses, de modo a legitimar o processo avaliativo;
• Equidade: lisura na maneira de proceder às avaliações dos processos;
• Melhoria contínua: promover continuamente a reflexão sobre os processos de avaliação e o aprimoramento de procedimentos, técnicas e ferramentas de coleta, armazenamento, validação e análise de dados dos processos, visando à qualidade do ensino.
Fonte: PDI (2022-2026)