História
Em 1977 a educação básica começou a ser oferecida pela Univille, em unidade específica chamada de Colégio de Aplicação, que em 2001 passou a funcionar em sede própria com a denominação de Colégio Univille.
O Colégio Univille e seus cursos de primeiro e segundo grau obtiveram reconhecimento legal a partir do ano de 1978, conforme segue:
- Curso de 1º Grau (1ª a 4ª série): Registro provisório nº 1.807 publicado na portaria E061 de 30/05/78 da Secretaria de Educação de Santa Catarina e registro definitivo publicado na portaria E127 de 25/04/1983 da Secretaria de Educação de Santa Catarina.
- Curso de 2º Grau (5ª a 8ª série): Autorização de funcionamento presente no Decreto n º 6.632 de 22/12/78 publicado no Diário Oficial de Santa Catarina nº 11.136 de 27/12/78.
- Reconhecimento dos cursos de 1º e 2º grau do Colégio: Registro de reconhecimento presente na portaria E371/85 de 02/12/85 publicada no Diário Oficial de Santa Catarina nº 12.856 de 03/12/85.
Em 2001, após estudos realizados e, procurando criar uma identificação mais forte ao nome da Universidade em que está inserido, o Colégio de Aplicação passou a denominar-se Colégio da Univille. Ao final deste mesmo ano, o Colégio passou a funcionar em sede própria situada de frente para a rua Edgar Meister, anexo ao Campus Universitário.
Convém salientar que o Colégio sendo órgão complementar da Univille serve como campo de estágio às licenciaturas oferecidas na instituição, bem como recebe acadêmicos investigadores de diversas áreas que, devidamente encaminhados e orientados, realizam estudos para aprofundamento das reflexões sobre a escola e os sujeitos inseridos neste contexto
Filosofia
O Colégio UNIVILLE tem sua filosofia voltada para o desenvolvimento integral do indivíduo, numa visão de educação que parte do senso comum à consciência científica, comprometendo-se com o processo de construção do conhecimento, respeitando o ser humano com suas diferenças, limitações, possibilidades individuais e sociais.
Fundamenta-se no ensino e na pesquisa, incentivando o aluno a buscar conhecimentos múltiplos, necessários para o seu desenvolvimento integral, sendo capaz de evoluir no seu modo de pensar, sentir, agir e interagir na sociedade como homem crítico, ético, criativo, aberto a mudanças e capaz de modificar sua própria história.
Para tanto, o Colégio UNIVILLE organiza sua prática pedagógica em consonância com a missão da Universidade, prevista no artigo 3º de seu estatuto:
“... tem por finalidade promover e apoiar a educação e a produção da ciência através do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a sólida formação humanística e profissional, objetivando a melhoria da qualidade de vida da sociedade”.
Visão
Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa, oportunizar alternativas para o sistema educacional.
Missão
Ser referencial na Educação Básica, promovendo o desenvolvimento das relações humanas, comprometido com o conhecimento e o domínio de recursos científicos e tecnológicos para o pleno exercício da cidadania.
Infraestrutura
• Salas climatizadas e com multimídia
• Bibliotecas Infantil e Universitária
• Ateliê de Artes
• Anfiteatro
• Laboratório de Informática
• Parque
• Quadras de esportes
• Piscina térmica
• Cantina
• Cozinha
• Refeitórios
• Infraestrutura dos cursos da Universidade
• Fácil acesso e amplo estacionamento
• Segurança patrimonial
Perfil do aluno
Na concepção sociointeracionista o estudante é ativo, capaz de construir seu próprio conhecimento. Assim, o Colégio da Univille entende como cidadão:
• Consciente: aquele que tem consciência de seus direitos e deveres, entende que ao tomar atitudes terá que responder por suas responsabilidades.
• Crítico: aquele que compreende primeiro e interpreta depois para, enfim, tomar posições definidas a respeito de fatos, aquele capaz de enxergar o mundo por janelas interculturais.
• Solidário: aquele sensível aos problemas dos outros, que busca o bem comum, compreendendo a dimensão humana.
• Criativo: aquele que é capaz de inovar, reelaborar as regras, fazer leituras por diversas linguagens e expressões, reorganizar conteúdos para que tenham mais sentido.
• Autônomo: aquele que conquista sua liberdade e compreende o significado profundo disso
Perfil do professor
Na concepção sociointeracionista o professor contribui para aproximar os estudantes, defende a existência de uma íntima relação entre desenvolvimento e aprendizagem. Considerando-se o Professor como sujeito primordial nesta forma de conceber educação, no Colégio Univille concordamos com Claudia Davis & Marta Wolak Grosbaum (2002) que consideram importante o professor ajudar o estudante a:
• Conhecer a forma pela qual aprende distinguir o fácil do difícil, lidar com as próprias dificuldades, identificar seus interesses e talentos; usar seus pontos fortes.
• Saber que quanto mais se domina um tema, mais fácil é aprender sobre ele; reconhecer que cada assunto requer uma abordagem; construir um repertório de estratégias de aprendizagem.
• Pensar sobre o contexto em que os conhecimentos serão aplicados e estabelecer objetivos para seu emprego com base nos resultados esperados.
• Valorizar o que estão aprendendo e estudar porque consideram importante.
• Protegerem-se das distrações e persistir na realização de estudos e tarefas, exercitando a força de vontade.