Responsabilidade Social

Ao longo dos mais de 55 anos, a Univille tem oferecido a milhares de pessoas oportunidades de formação desde a educação básica até a pós-graduação stricto sensu. Do ponto de vista social, as oportunidades educativas oferecem aos egressos e a suas famílias o desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural e socioeconômico dessas famílias e da sociedade regional. Na perspectiva da sustentabilidade socioambiental, a Univille, uma universidade comunitária, vem sendo construída com o esforço coletivo da comunidade regional e colaborando com o desenvolvimento econômico e social também por meio da pesquisa e da extensão. Mediante seus programas e projetos de pesquisa, a Universidade promove a produção de conhecimento científico sobre a região nas diferentes áreas do conhecimento. A extensão proporciona a interação de profissionais da educação, estudantes, pessoal administrativo e comunidade externa por intermédio de projetos, programas e atividades curriculares realizados no Escritório de Práticas Jurídicas, no Serviço de Psicologia, nos ambulatórios de especialidades médicas, nas clínicas odontológicas, nas empresas juniores, entre outras estruturas integrantes dos PPCs. Nesse sentido, a Univille fortalece sua identidade comunitária. Há várias décadas as instituições comunitárias prestam relevantes serviços de interesse público, com destaque para a educação. Criadas pela sociedade civil e pelo poder público municipal, as fundações educacionais e as universidades comunitárias por elas mantidas são reconhecidas pelas comunidades locais como um importante fator de desenvolvimento. O envolvimento direto da comunidade acontece por conselhos e na própria gestão, que é democrática. Sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa, as universidades comunitárias, como a Univille, constituem autênticas instituições públicas não estatais em favor da inclusão social e do desenvolvimento econômico e social da região em que se inserem e do país e reinvestem todos os resultados na própria atividade educacional. 
 

Fonte PDI (2022-2026)