Processo de Autoavaliação
O processo de autoavaliação institucional é realizado em conformidade com os SINAES, que considera a integração, a articulação e a participação de todos os segmentos da Universidade, visando a construção de uma prática da avaliação em todas as dimensões institucionais.
A CPA coordena a autoavaliação institucional considerando a metodologia representada na figura:
A autoavaliação institucional é realizada por meio das seguintes etapas:
Preparação: definição da metodologia para elaboração de análise de dados para relatórios de autoavaliação parciais e final.
Coleta de dados: reunião de dados e evidências em documentos institucionais e em segmentos da comunidade interna e externa.
Análise de dados: diagnóstico das potencialidades e fragilidades da instituição a partir dos dados levantados.
Recomendações: indicação de ações para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão institucionais.
Relatório: organização dos relatórios de autoavaliação parciais e final para encaminhamento a Gestão Institucional e ao MEC.
Disseminação: disponibilização dos resultados de forma sensibilizar a comunidade para a autoavaliação participativa.
A Assessoria de Planejamento e Avaliação da Univille atua e conjunto com a CPA na coleta de dados por meio da elaboração e aplicação dos instrumentos.